CONTROLADORAS

Análise - Voxoa C60

VDJ Cebola

 
Controladores midi estão virando preferência de muitos DJs mundo afora e com isso a cada dia surgem mais equipamentos para suprirem esse mercado, um desses equipamentos é o C60 da novata Voxoa.
O Voxoa C60 é um controlador midi "tudo em um" possui, mixer de dois canais, placa de som, e controle para quatro decks.

Além das funções básicas o equipamento possui diversos diferenciais como a possibilidade de utilizar o mixer como midi ou como mixer externo, duas entradas line/phono, diversos knobs de rotação infinita e knobs de EQ do mixer com função de pressão além de entradas para microfones, ajuste da curva do crossfader e sensibilidade dos jog`s.

Especificações técnicas:

Inputs: Line/Phone x 2 (RCA), MIC x2 (6.3mm), AUX x1, USB type B x 1
Outputs: Master x 2 (balanced and RCA), Booth x 1, headphone x2 (3.5mm and 6.3mm)
Stand-alone 2-Channel digital mixer
Build-in 2In/2Out (Stereo) sound card
High quality audio characteristics
Matrix inputs select for diversity inputs
Easy replaceable crossfader with curve adjust knob
Three-band EQ with Full output kill function for each channel
MP3 player and tablet pad friendly Aux input
2 MIC with level control, tone adjust and auto talkover function
Headphone with level control and cue mixing
Dual headphone jack 6.3mm and 3.5mm
Booth out with level adjust knob
Dual 10 LED monitor display (selectable PFL or Master output)


Confira o vídeo abaixo para mais detalhes:


Exemplo de utilização da controladora.


Um empecilho na utilização da Voxoa C60 é o suporte oferecido pela empresa o qual deixa muito a desejar, inclusive indicando links errados no site como exemplo o link que daria acesso ao TSI do equipamento para funcionamento com o Traktor leva o usuário a baixar um arquivo para outro equipamento da empresa. Acredito que isso seja corrigido em breve mas enquanto não for você pode baixar o TSI da Voxoa C60 neste link.

Para maiores informações acesse a home page Voxoa C60

Pioneer DDJ-SX

 VDJ CEBOLA
 
Pioneer DDJ-SX  é o primeiro controlador a ser lançado para o novo Serato DJ (em breve análise). Anunciados dia três de outubro o controlador e o novo software estarão disponíveis no mercado a partir do dia primeiro de novembro.



O controlador possui pads para performance que podem controlar os samples, cues, loops e slicer.
Dual Deck mode onde você controla simultaneamente dois decks (AeC , BeD).
Mixer de 4 canais individual, o mixer do controlador funciona como um mixer externo (não midi), muito útil caso utilize algum equipamento externo como CDJ ou Vinyl.
Slip mode que assim como nas CDJ Pioneer e Denon tradicionais permitem que você manipule a track (scratching, looping, triggering cue points) e ela continue sendo executada no seu tempo normal.

A controladora ainda possui as funções de fader start, saída de booth e master com conectores balanceados e duas entradas para microfones além de entradas line e phono.
 


Assista o vídeo para mais detalhes:
 
Sinceramente nunca dei atenção aos controladores da Pioneer mas desta vez ela acertou em cheio.

Preço sugerido: $1,199.00
 
 
 

Behringer BCD 3000 Driver

 
Divers definitivamente não são o ponto forte da Behringer, após todo esse tempo a empresa ainda não havia disponibilizado uma versão totalmente compatível do driver da BCD3000 para o Windows 7 64bits mas de acordo com a dica do nosso amigo Ermilson Silva do site Acre Elektroesse problema finalmente foi resolvido.


A empresa lançou a versão 1.3.4 do seu driiver para BCD3000 que aparentemente resolverá todas as penências das versões anteriores.



Download USB Audio/MIDI driver para BCD3000 compatível com Windows XP, Windows Vista, e Windows 7 (32-bit e 64-bit)

Para mais informações acesse Behringer B-Control Downloads
 
 

TouchOSC agora para Android

 
 
Para quem não sabe TouchOSC é um programa que permite a manipulação de funções midi no seu computador através de dispositivos móveis usando a tecnologia Wi-Fi.

Inicialmente o programa foi desenvolvido para trabalhar com os dispositivos iPhone, iPod Touch, iPad mas como prometido, a poucos dias foi liberada a versão compatível com Android, o que é excelente afinal a gama de dispositivos que rodam o Android como sistema operacional é grande e tende a crescer a cada dia.



Isso nos dá mais liberdade na escolha de modelos, marcas e valores de dispositivos para serem usados como "controle remoto midi"


O programa é compatível com RenoisePure DataMax/MSP/JitterMax for LiveOSCulatorVDMXResolume Avenue 3Modul8Plogue BiduleReaktorQuartz ComposerSupercolliderFAW CirclevvvvDerivative TouchDesignerIsadora dentre outros...

Para saber mais e ter acesso ao TouchOSC acesse sua home page: hexler.net

Confira também as matérias do amigo Ilan Kriger:
Softwares e Hardwares que vão fazer história em 2011 – iPad
Tutorial – Como conectar e usar o iPad no Traktor

Ressaltando minha opinião sobre softwares que permitem o controle através de superfícies touch:
Acho muito bacana, é inovador e diferente ao que estamos acostumados, mas tenho certeza que não é agradável usar um iPad (por exemplo) como dispositivo principal para produzir ou se apresentar, não quero nem imaginar como ficaria minha visão tendo que olhar 2 ou 3 horas para a tela de um dispositivo para ter certeza que estou fazendo as manipulações corretas, isso sem contar que perderia uma parte da concentração na música, afinal teria que prestar muita atenção a tela e o público também não gostaria de me ver apenas de olho no aparelho e não "participando da festa".

Acredito que como complemento para determinadas situações esse tipo de tecnologia venha a calhar mas ainda falta alguma coisa para ser tratada como indispensável. 
 
 
 

Traktor Kontrol F1 e Traktor Pro 2.5



Finalmente ele foi anunciado oficialmente, o controlador mais incompreendido da NI finalmente está entre nós, bem não exatamente, estará a partir do dia 30 de maio e junto com ele será lançada a nova versão do Traktor Pro nomeada  como 2.5.

Vamos aos detalhes:

Dia 14 de Março de 2012 a NI anuncia o Traktor Kontrol F1 equipamento USB destinado a controlar os "Remix DeckTM" incluídos no software Traktor Pro 2.5. Traktor Kontrol F1 possui 16 pads multicoloridos e sensíveis a pressão, possui também seção de control e avançado incluindo quatro controles deslizantes de volume e quatro controles rotatórios dedicados ao filter correspondente.

Traktor Kontrol F1 inclui a versão completa do software Traktor Pro 2.5, a qual também estará disponível gratuitamente a todos os usuários da família Traktor Pro 2. A versão 2.5 tem como novidade a introdução dos "Remix DecksTM" dando acesso a 64 slots de loops, podendo reproduzir loops convencionais, samples e até mesmo tracks completas, podendo o DJ controlar até quatro slots simultaneamente.

Traktor Kontrol F1 foi projetada especificamente para controlar os "Remix DecksTM" oferecendo acesso total as novas funções através da mesma.

Para entender melhor assista os vídeos abaixo:
 
 

Assim como você estou surpreso e confuso ao mesmo tempo.
Parece que a NI quer unificar alguns de seus produtos, no caso do Traktor 2,5 acredito que seja a junção de Traktor com uma pitada do Kontakt já a Kontrol F1 lembra bastante a Maschine, então pergunto, porque usar a Kontrol F1 se temos a Maschine? Bom em primeiro lugar a iluminação dos pads da Kontrol F1 é impossível na Maschine sendo que sem isso o Dj iria se perder muito facilmente temos também os knobs dos filtros e os faders do volume presentes na F1.


Sem contar que a F1 é muito mais fácil de ser transportada e acomoda ao "setup" do DJ ainda mais se esse já possuir uma X1.

A controladora é pequena e complexa, existem várias funções que não podem ser bem compreendidas nos vídeos apresentados e enquanto a NI não explicar melhor seu funcionamento ficaremos na expectativa para saber qual o real potencial do equipamento.

Veja algumas Imagens:


Traktor PRO 2.5 com os "RemixDecksTM" abertos.


A Kontrol F1 estará disponível no dia 30 de maio 2013 pelo preço sugerido de 279USD.
 
 

Denon DN-SC2000

 
A Denon está realmente confiante na sua linha de controladores midi, alem do excelente controlador "all in one" DN-MC6000 apresentado nos últimos dias, agora a empresa anuncia o DN-SC2000 um controlador single deck desenvolvido para trabalhar com o Traktor PRO. Sendo apenas controlador midi, sem placa de som integrada e desenhado para trabalhar com um ou dois decks o DN-SC2000 entra na briga contra o Kontrol X1 da própria Native Instruments.


 


















A jogada da Denon foi interessante, o aparelho é bem desenhado e realmente atende ao padrões do Traktor PRO, mas se comparado com o Kontrol X1 fica "comendo poeira" em matéria de funcionalidades e portabilidade. Acredito que o fator decisivo na "gerra" entre os dois seja a preferência do usuário, DJs vindos de CDJ talvez sintam-se mais a vontade com o DN-SC2000, claro há também o quesito preço mas acredite, o DN-SC2000 está com valor sugerido de 300 dólares contra 229 do Kontrol X1 sem contar que o X1 vem com o Traktor LE que lhe da um desconto considerável na compra do Traktor PRO. 


Visite a home page do Denon DN-SC2000
 
 
 

Denon DN-MC6000

 

 
Agora foi a vez da Denon anunciar seu controlador "tudo em um" (all in one, full) na DJ Expo em Atlantic City.

O equipamento conta com quatro canais, duas entradas para microfones, cada uma com três bandas de equalização, saída de monitoração, saída master e boot (essa com equalização de graves e agudos) controle da curva do crossfader diretamente no equipamento, duas entradas auxiliares, saída para gravação direto do equipamento e muito mais.

Veja abaixo as imagens do Denon DN-MC6000 (clique nas imagem para ampliar)

 
 

 
O equipamento é obviamente alimentado através de uma fonte externa (inclusa) e é nativamente compatível com o Traktor e VirtualDJ, sendo inclusive disponibilizado a versão LE do VirtualDJ na América do Norte/Sul e o Traktor LE na Europa/Asia, (não me pergunte o porque disso...)  é suportado pelo Mac OSX, Windows XP, Vista e Windows 7.

Com o valor estipulado em 949 dólares a Denon lançou um equipamento que vem para concorrer de frente com os melhores do mercado.

Para mais informações acesse a página oficial do Denon DN-MC6000
 
 
 
 
 

Traktor Kontrol S4 - Novo Controlador e Programa

 

 
Traktor Kontrol S4 é o nome do novo controlador da NI, que possui 4 canais, placa de som dedicada e inclusive uma versão alternativa do Traktor desenhado especialmente para a ela...

Anunciado na DJ Expo em Atlantic City e publicado na página da Native Instruments no Facebook causando a queda dos servidores NI, impossibilitando o acesso a página oficial até o momento...



Veja abaixo algumas imagens do controlador Kontrol S4 e do software Traktor PRO S4
 
 
 


Software Traktor PRO S4
 
Assista abaixo os vídeos oficiais apresentando a controladora.







O pacote que inclui o controlador Kontrol S4 e o software Traktor PRO S4 está com valor estimado de 999 dólares ou 899 euros.









Sinceramente estou decepcionado com a Native Instrumentes, com certeza o Kontrol S4 é um equipamento de boa qualidade mas eu esperava muito mais.
Quando o Kontrol X1 foi lançado eu fiquei feliz, finalmente eles "botaram a mão na massa", claro o Kontrol X1 é apenas um controle de efeitos para o Traktor, com certeza é o primeiro degrau da escadaria... agora, porque que lançar mais uma versão do Traktor, já temos três para escolher (LE, DUO, PRO) agora mais uma...
Sem contar que essa versão S4 nada mais é do que a DUO com um banco de samples, o qual na verdade deveria ser incorporado na versão PRO.
Com certeza não existe no mercado software de performance melhor que o Traktor PRO e todos sabem disso, o que realmente está faltando é uma controladora que se iguale a qualidade e as funções dele, era isso que eu esperava da NI.

O pior que hoje a controladora "tudo em um" (all in one, full, com placa de som e mixer) mais indicada para o Traktor PRO é a Xponent que na verdade foi desenhada para trabalhar com o Torq, claro temos os consoles da Xone mas levando em conta o valor do equipamento a Xponent sai muito mais em conta.

A primeira coisa que queria ver em um controlador da Native são controles físicos para os 4 bancos de efeitos (assim como o PRO possui 4 virtuais), controles para 4 canais no mixer, quem sabe até os quatro níveis de equalização (seguindo o padrão Xone suportado pelo programa),  entradas independentes para cada canal e suporte físico a míseros 8 Cue points.

Agora me diz, para que jog wheels? Quer fazer scratch? Compra um para de MK2 e discos time-code!
Reduz o tamanho da controladora ou gasta esse espaço em algo realmente aproveitável.
São inúmeras as possibilidades:
Imagine uma tela toutch que em um momento é kaoss pad e em outro é bateria eletrônica podendo ter até um banco interno como a Machine.
Ou uma tela de informações do que está acontecendo, para não ser mais tão necessário olhar para o notebook.
Qualquer coisa...!

O que estou pedindo é um controlador que me de realmente o total controle sobre o Traktor PRO.
A tecnologia está ai, o USB 3.0 também. Por que ninguém aproveita?

Acesse a Home Page do Traktor Kontrol S4
 
 
 

Denon DN-S1200

 

 
Um amigo aqui do blog entrou em contato comigo para saber se eu poderia passar alguma informação referente ao funcionamento da Denon DN-S1200.

Pesquisando cheguei aos seguintes fatos:
 
A DNS-1200 é um CDJ Midi com valor competitivo e de alta qualidade que é nativamente suportada pelo Traktor e VirtualDJ, isso quer dizer que você apenas precisa pluga-la ao seu computador instalar os drivers necessários e seleciona-la como controlador no software preferido.








O interessante da DN-S1200 é que a mesma possui uma entrada USB para plugar um pen drive (por exemplo) e uma saída USB para conecta-la ao computador, além disso possui placa de som integrada sendo assim éapenas necessário a CDJ (um par de preferência) e um mixer "qualquer".








As conexões são é simples, conecta-se a CDJ através de um cabo USB ao computador e o mixer é conectado diretamente a CDJ através de um cabo RCA.




No esquema abaixo ha uma demostração de como podem ser feitas as conexões ao aparelho.


Para fazer o download do Cd Time-Code para o VirtualDJ clique aqui.


Se você possui uma DN-S1200 conte-nos sua experiência com esse interessante




Pioneer DJM 2000

 
 
Novo lançamento da Pioneer o mixer  DJM 2000 vem para acompanhar a CDJ 900 e a CDJ 2000.
 
Suas características são:

4 canais de entrada phono/line
duas saídas ( Canon L+R) saída digital, master out rca e uma de gravação
Saída pra retorno, send pra efeitos externos, entrada de return.
5 saídas digitais, uma geral e outras 4 individuais
Comunicação via HUB (via ethernet no próprio mixer pra 2 computadores)
Saída MIDI E USB
Efeitos: delay, multitap delay, roll , rev roll, trans, gate, echo, reverb, slip roll, filter , phaser.





Imagine um equipamento desse tamanho, junto com um par de CDJ 2000 que também é enorme. Acredito que esse conjunto não caiba na cabine de muitas danceterias.

Você acha que o mixer vale os 2000 Euros que estão cobrando?